sábado, 24 de outubro de 2009

Os pronomes pessoais e sua complexidade - Você!

A Pluralidade do você...

Todos sabemos que “você” é um pronome pessoal do caso reto de terceira pessoa, mas que também é considerado como um pronome de tratamento,que utilizamos para pessoas com quem temos intimidade. O “você” pode ser tanta coisa e tanta gente que às vezes fico meio perdida com essa situação.Mas vamos voltar ao ponto em que você e considerado um pronome de tratamento.

Você pode ser qualquer um.Quando eu falo em você, qualquer pessoa pode ser você. Você, pode ser uma pessoa que eu esteja afim, pode ser uma pessoa que te encante ou te envolva, pode ser alguém que já passou pela sua vida, ou que ainda passará. Mas que o você enlouquece, ah...enlouquece!

Então vou contar uma história sobre você, desabafar é bom, ainda mais que ainda estou entalada com toda essa situação que aconteceu.Vou contar por que essa noite eu sonhei com você e não gostei nem um pouco. Sonhei que te ligava e você, dizia que sentia saudades. Esse sonho foi tão real que acordei pensando em você, só que também me lembro que você, nem estava tão afim assim de desfrutar a minha companhia...

Se eu escrevo que sinto saudades de você, e uma pessoa que passou pela minha vida 9 anos atrás reapareceu do nada, acabou tendo acesso a esse texto, pode achar que o você é ele. Olha só como os pronomes se entrelaçam!O eu, o você , o ele....isso sem pensar que muitas vezes ainda pode existir outros pronomes coadjuvantes como o ela, que também tenta entrar na festa!rs..rs..E o elas então?Complicadíssimo!

Esse você, pode vir acompanhado de diversos adjetivos, isso mesmo, aquelas qualidades ou defeitos que acompanham um substantivo. Você está vendo como o “você” já se transformou num substantivo?Você é forte, é poderoso, é voraz, é libidinoso, é orgulhoso! É por isso que eu adoro o você

Sinto saudades de você, você me faz tão bem, ou então como você me magoou. Pois é, o você é um pronome que mesmo que esteja no singular, pode ser tão plural e esse mesmo você me fez sentir tão bem , pode te deixar tão devastado.

Eu, você o nós misturam-se todo o tempo o tempo todo, quase como um bailado sensual, num ciclo, que nunca tem fim...

Um comentário:

  1. É,amiga de bailado... como SOU REBELDE...me preocupo muito com o EU... Pq tem uma raça de ELES que...numa boa...NÓS não precisamos aturar... Isso quando não vem acompanhado dELA (ou dELAS) querendo enredo para disputar a atenção dos meliantes...
    TU bem sabes o quanto é penoso o processo de se livrar desses penados...Resta apenas a oração...pra que a serenidade seja nosso par constante... Até pq , do contrário, sabe lá o que pode acontecer...

    ResponderExcluir